Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Blog Mútua

Evento na sede faz avaliação do triênio 2021-2023 e marca o encerramento da Gestão Regional da Mútua do período

Diretores regionais da Mútua de todo o Brasil estiveram em Brasília, nesta quarta-feira (7/12), na sede da instituição, para uma reunião de avaliação do triênio 2021-2023, com encerramento da gestão das 27 Caixas no próximo dia 31 de dezembro.

Celebrando, também, os 46 anos da Mútua, a Diretoria Executiva conduziu a abertura do encontro, destacando importantes conquistas para os profissionais, fruto do trabalho conjunto da Direx e das Diretorias Regionais.

“Uma caixa como nós temos hoje é um orgulho e a construção, desses 46 anos, com o grande avanço que tivemos nos últimos anos, é graças a vocês que estão aqui, diretores regionais. Uma salva de palmas para vocês! Esse sucesso que obtivemos é graças ao trabalho de todos nós. Quero agradecer, em nome da Diretoria Executiva, pelo reconhecimento do nosso trabalho e todas as manifestações proferidas em agradecimento ao apoio e ao atendimento dos pleitos de vocês, diretores regionais”, disse o presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida.

À frente da área que diretamente atende às necessidades dos profissionais, o diretor de Benefícios, eng. civil Carlos Vilhena, afirmou que o sucesso obtido só foi possível pela união. “Isso possibilitou que atendêssemos cada sugestão e cada solicitação das Regionais. São pequenas vitórias que transformaram a Mútua e, como o presidente fala, que transformou a Mútua em uma caixa de acolhimento. Uma caixa que cuida do profissional e de sua família”, destacou ele.

“Sempre pensando no melhor para a Mútua e para os profissionais”, definiu assim, o diretor financeiro, eng. agrônomo Arício Resende, o trabalho que vem sendo realizado nesta gestão. “Procuramos fazer um trabalho diferenciado, sempre voltado ao crescimento e ao desenvolvimento de cordo com nosso projeto de gestão, para que a Mútua esteja cada vez mais presente na vida do profissional”, frisou.

A diretora administrativa, eng. agrônoma Giucelia Figueiredo, citou dois verbos: esperançar e realizar. “Esperançar por dias melhores e realizar o que os profissionais anseiam da gente. O diferencial nessa gestão coletiva, é que a Direx está à frente, mas absolutamente sintonizada e tendo vocês como protagonistas nesse processo. E o verbo realizar também está ligado à nossa sensibilidade de entender os anseios, as limitações, as dores e os sonhos dos profissionais”, elencou ela as necessidades dos associados que a Mútua atende com seu trabalho.

Para o diretor de Tecnologia, geólogo Waldir Duarte Costa Filho, o momento foi de agradecer e parabenizar. “Obrigada pela parceria de todos e pelo período que trabalhamos em conjunto. Sempre tentamos dar o melhor e, cada um na sua área, avançou. Na TI apagamos muitos incêndios, mas nossa atuação é fundamental para subsidiar o atendimento aos profissionais. Quero agradecer e parabenizar a todos vocês, diretores regionais, pela gestão, e à Mútua pelos 46 anos”, disse Waldir.

Avanços

Gratidão, parcerias e avanços deram o tom das apresentações dos diretores regionais. Citando o crescimento do quadro associativo, queda da inadimplência, aquisição de sedes próprias, entre outros indicadores, as 27 Caixas tiveram espaço para detalhar as principais ações desenvolvidas nos últimos três anos.

A emoção tomou conta do auditório da Mútua em diversos momentos da reunião. Lembranças de momentos marcantes partilhados, o sucesso alcançado em diversos projetos e, e, principalmente, o acolhimento, expressado em relatos de como a Mútua e seus benefícios ajudaram profissionais e suas famílias, sintetizaram a gestão regional das Caixas.

Os diretores regionais receberam da Diretoria Executiva o Certificado de Relevantes Serviços Prestados, pelo trabalho honorífico no triênio das Caixas de Assistência de 2021 a 2023.

A seguir, algumas falas dos diretores regionais proferidas durante a reunião de avaliação:

Eng. civil Victor Correia Vasconcellos, diretor geral da Mútua-AL

“É muito gratificante trabalhar com o acolhimento dos profissionais. Quero parabenizar o trabalho da Direx e ressaltar o trabalho e a evolução da Mútua.”

Eng. civil Danilo Silva Ferreira, diretor administrativo da Mútua-BA

“Tenho orgulho da nossa caixa, e vocês da Direx foram pioneiros. O que o presidente mostra em números é evidenciado quando conversamos com os profissionais. Não são números, é o sentimento! Esses dados são reflexo do sentimento das pessoas na ponta, e mostram o resultado do nosso trabalho e a importância da Mútua.”

Eng. geóloga e de Seg. do Trab. Leila Issa Vilaça, diretora geral da Mútua-ES

“Essa mudança de visão trazendo inclusive os 17 ODS para a Mútua e a agenda 20/30, que é fundamental para nossas vidas, foi um divisor de águas. Da mesma forma, a inclusão do cuidado com a saúde e do acolhimento do profissional, isso não tem preço.”

Eng. civil Valter Almeida da Silva, diretor geral da Mútua-MS

“Percebemos a evolução da Mútua nesse período como algo bem marcante. É nítida toda a tecnologia e as inovações que a Mútua trouxe, para nós, diretores, e para os associados. Quero parabenizar toda a Diretoria pela forma de atendimento às demandas das Regionais e, também os colaboradores pelo trabalho que realizam com muita dedicação.”

Eng. eletricista Luiz Felipe Pupe de Miranda, diretor geral da Mútua-RJ

“Meu amor pela Mútua é de longa data, sou mutualista desde 1978, ou seja, tenho 45 anos de mutualista. E fazer parte dessa instituição também como diretor é muito gratificante. Esses últimos anos foram muito profícuos, e a explanação do presidente Francisco mostra como avançamos bastante.”

Eng. civil Cândida Regis Bezerra de Andrade, diretora geral da Mútua-PB

“Essa foi uma Diretoria muito proativa, me sinto muito honrada e agradecida. Tivemos sucesso em todos os indicadores: aumentamos a associatividade, diminuímos a inadimplência, promovemos cursos e parcerias para o desenvolvimento dos profissionais, entre outros.”

Geólogo Pablo Souto Palma, diretor geral da Mútua-RS

“Moro na cidade de Estrela, uma das quatro cidades que foram atingidas pelo Ciclone Extratropical e que tiveram todo aquele episódio de catástrofe. Muitos profissionais perderam tudo, inclusive amigos próximos, e nessa gestão a Mútua teve o papel que esperamos que ela tenha há muito tempo. De fato, a Mútua entregou seu papel social: profissionais foram socorridos e atendidos. Hoje, quero agradecer por terem estendido o braço quando essas pessoas mais precisaram. Fica minha gratidão especial pela ajuda aos profissionais da minha região, incluindo mutualistas amigos meus, que também se sentem muito gratos à Mútua.”

Eng. cartógrafo Antonio Estanislau Sanches, diretor geral da Mútua-AM

“Pudemos contribuir com os nossos colegas profissionais. Foram anos de muito trabalho e levantamos bastante a nossa Caixa Amazonas, talvez não como ela merecesse, porque tivemos muitas dificuldades, mas conseguimos muita coisa. Praticamente triplicamos o número de associados e tivemos uma média de R$ 3 milhões por ano de concessão de benefícios, somando cerca de R$18 milhões em seis anos (duas gestões). Com isso, conseguimos chegar ao montante global desde que a Mútua-AM foi criada, em 2009. Acho que foi um feito, foi uma vitória. Nenhum profissional deixou de ser atendido nesse período da minha gestão, graças às nossas colaboradoras e ao trabalho da Diretoria Regional.” 

Eng. agrônoma Solange Maria Souza da Silva, diretora financeira da Mútua-SE

“Recebi a ligação de uma colega do estado agradecendo o atendimento com o benefício social de auxílio maternidade. Seu bebê teve complicações de saúde e realizou cirurgias e ela, realmente, precisava dessa ajuda. Esse benefício instituído nessa gestão pela Direx é muito importante para nós, mulheres profissionais do Sistema.”

Nova Gestão

A nova gestão das Regionais da Mútua tem início no dia 1º de janeiro de 2024, com o início dos trabalhos dos diretores eleitos, e alguns reeleitos para segundo mandato, no pleito do dia 17 de novembro de 2023.

 

ASCOM